quinta-feira, 6 de maio de 2010

Gravidez não é desculpa para relaxar

Momento único na vida de uma mulher, a gravidez não é desculpa para não se exercitar. Nesse período, o corpo da futura mamãe sofre uma série de alterações e necessita de cuidados redobrados.
Recomendado para todas as gestantes, a prática de exercício físico é importante, não só para elas, como também para os bebês. Entre os benefícios estão: o controle do peso, diminuição do estresse, da depressão, do risco de parto prematuro e de desenvolver diabetes gestacional e hipertensão.
“A atividade física nesse momento da vida de uma mulher só traz ganhos, mas deve ser liberada pelo seu médico. É importante também pegar leve. Exercícios na água – natação e hidroginástica – são os mais aconselháveis”, afirma o Body Design Xande Negão.
Caminhada e alongamento também estão liberados, pois ao aumentar a circulação sanguínea e ganhar flexibilidade, as dores nas costas e pernas diminuem. Além de facilitarem o trabalho de parto.
Mas, para Xande Negão, a prática esportiva deve ser aliada a uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes e verduras. “Futuras mães: controlem os seus desejos e evitem as guloseimas. Assim vocês e seus bebês levarão uma vida mais saudável”, avisa.
Contudo, esse não é um motivo para as mulheres ficarem obcecadas com a balança. O normal é adquirir entre 12 e 20 quilogramas durante a gravidez. A dica é fazer, no mínimo, cinco refeições por dia, com intervalos de, no máximo, três horas.
Xande Negão convida as sedentárias a se exercitarem e diz que elas sentirão a diferença e uma maior disposição. “Porém, elas só podem pensar em investir em alguma modalidade a partir do terceiro mês de gestação”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário