sexta-feira, 30 de abril de 2010

As mulheres são conhecidas por sua vaidade e beleza, mas este cuidado vai muito além de cremes ou de maquiagens, a cada dia elas se importam mais com a saúde e o bem estar. Hoje não basta estar bonita, tem que estar saudável.
Para alcançar estes objetivos elas estão recorrendo cada vez mais às academias, fazem aulas de ioga, corrida e muita musculação. Mas a escolha dos exercícios deve levar em consideração mais que a vaidade feminina, segundo o body designer Xande Negão existe uma atividade física ideal para cada fase da vida das mulheres, “É importante aliar os exercícios as condições cotidianas de cada mulher e principalmente a idade, assim podemos programar a série adequada para alcançarmos o melhor resultado”.
Xande explica que estes cuidados garantem um corpo sarado e um aumento da qualidade de vida. Mas quais são os exercícios ideais para cada idade?
Aos 20 anos o corpo está muito próximo do ideal e os resultados são muito rápidos. Para Xande é a fase para desenvolver os músculos e abusar das práticas aeróbicas. Ele indica que as mulheres escolham as atividades de sua preferência, caminhada, corrida, bicicleta ou aulas aeróbicas. Uma atenção especial ao glúteo, exercícios localizados pelo menos três vezes por semana.
Com a chegada aos 30 anos, o corpo passa a demonstrar uma diminuição da flexibilidade, por isso o body designer recomenda o aumento dos exercícios de alongamento. “Isto vai prevenir torções e dores musculares, é importante fazer o aquecimento antes do treino”, afirma Xande. Para ele as mulheres podem continuar com as práticas aeróbicas, mas devem começar a aumentar a musculação para garantir um corpo firme, e nesta fase a atenção especial deve ser ao abdômen. “Nesta idade as mulheres passam a assumir mais responsabilidades, e como o organismo não processa mais os alimentos da mesma forma pode passar a acumular gordura nesta região. Então é hora de aumentar os exercícios abdominais”, completa.
Já aos 40 anos os cuidados devem ser para fortalecer os ossos, grande maioria das mulheres passa a enfrentar as conseqüências da menopausa, que facilita o aparecimento da osteoporose. Nesta fase é importante focar nos exercícios que exijam mais força, pois auxiliaram na melhora da absorção do cálcio pelo organismo. “Muitas vezes basta aumentarmos os pesos e diminuir as séries, não precisa haver grandes mudanças, mas é preciso que se faça mais esforço”, afirma Xande. Mas o professor de educação física alerta que não basta apenas ir para a academia, a manutenção da qualidade de vida também deve começar na mesa, “É importante conciliar a malhação com uma alimentação saudável”.
Aos 50 anos as mulheres não podem desanimar do exercício muscular, e deve aliar os cuidados com da mente com a coordenação motora. Xande recomenda exercícios com menos impacto, como a hidroginástica, mas avisa que elas não devem parar com a musculação, “O foco deve ser nos músculos do tríceps, para evitar o famoso e temido tchauzinho flácido. É comum acompanharmos mulheres com os braços bem torneados”. O body designer também lembra que não se pode descuidar dos exercícios aeróbicos, pois o organismo não elimina mais as gorduras como antes.
Na terceira idade é fundamental que os exercícios sejam diários, deixar a musculatura forte para proteger os ossos e evitar os exercícios de impacto. “Nesta fase pode até parecer que as séries sejam mais leves, mas o objetivo é fortalecer a estrutura e assim garantir o equilíbrio e as aptidões funcionais. Garantir que a mulher de 60 anos possa continuar fazendo tudo que fazia aos 40”, afirma Xande.
Em qualquer idade a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres. Mas independente da idade é fundamental o acompanhamento de um profissional adequado e estar sempre em dia com os exames médicos. “Não basta querer entrar em forma, é importante fazer isso com qualidade. Por isso é tão importante que antes dos exercícios os alunos façam uma avaliação médica. Isso vai garantir segurança e um bom resultado”, finaliza o body designer carioca Xande Negão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário