quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hormônios podem influenciar na hipertrofia

A hipertrofia também pode ocorrer por causa de estímulos hormonais sobre determinado tecido (como na hipertrofia endometrial durante a fase estrogênica do ciclo menstrual). Aliás, os hormônios têm significativa importância para a hipertrofia e força muscular. A testosterona influencia de forma positiva esses dois elementos e o treino intenso aumenta a liberação da testosterona sérica.
Em homens normais, a administração de testosterona aumenta os níveis do fator do crescimento tipo insulina-1 (FCI-1), que está relacionado ao aumento de massa muscular. Já o hormônio de crescimento (HC), também aumenta a liberação de (FCI-1), que estimula o crescimento muscular, a força e o catabolismo de gordura especialmente em humanos deficientes.
O Body Design Xande Negão afirma que geralmente a hipertrofia ocorre simultaneamente à hiperplasia, o que é raro em mamíferos, pois se exige que a condição seja muito extrema, exceto em tecidos cujas células não se multiplicam (isto é, em tecidos nos quais as células estão em estado G0 no ciclo celular).
“A capacidade de hipertrofiar é diferente de acordo com o tipo celular. Para cada célula a uma dose critica acima da qual o estimulo para hipertrofia deixa de provocar uma reação adaptativa para produzir processos regressivos. Em alguns casos o estímulo que leva a hipertrofia provoca também aumento do material genético, podendo haver poliploidia ou multiplicação celular”, diz Xande Negão.
Contudo, a hipertrofia é um processo reversível, cessado o estimulo, a célula volta ao aspecto normal. Assim, após o parto o útero readquire suas dimensões normais. Porém, se o estímulo persistir ou aumentar além da capacidade adaptativa, pode ocorrer dois eventos: multiplicação celular (hiperplasia) se a celular tem capacidade reprodutiva, e degenerações variadas e até morte celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário