quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Passadas devem estar de acordo com a respiração


Durante a prática de exercícios é fundamental que a quantidade de oxigênio colocada na circulação sanguínea através da respiração seja a mesma que está sendo gasta pelo organismo. “O certo é equilibrar os movimentos com a respiração. Se você está caminhando ou correndo, respire conforme o número de passadas. Você pode determinar a quantidade de passos ideal, como por exemplo, três passadas para inspirar e outras três para expirar”, recomenda o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Não fique com falta de ar


Para você não ficar com falta de ar durante a prática de exercícios físicos, é preciso saber respirar corretamente. Segundo o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym, o ideal é inspirar pelo nariz, já que esta estrutura possui mecanismos feitos especialmente para filtrar o ar, e expirar pela boca, que é maior e facilita a troca de ar. “Quando o ritmo está muito acelerado, a tendência é a pessoa começar a respirar só pela boca. Neste caso, o praticante deve diminuir o ritmo, respirar profundamente e voltar a inspirar pelo nariz e a expirar pela boca”, explica.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Estudo revela que exercícios aumentam volume do cérebro


A revista Proceedings of the National Academy of Sciences publicou um estudo que revela os benefícios dos exercícios físicos para a memória. A pesquisa teve como objeto de estudo 120 idosos sedentários, que se dividiram em dois grupos: um praticou atividades físicas leves, como caminhada, e o segundo fez apenas alongamentos. Os resultados demonstraram que o hipocampo, área do cérebro responsável pela memória, teve um aumento de volume nos dois lados. “Não só este, mas diversos estudos comprovam que praticar exercícios físicos fazem bem para o cérebro, em qualquer idade. As pessoas tem que se conscientizar que caminhar ou fazer musculação não é apenas para ter um corpo bonito, mas para manter o organismo saudável em todos os aspectos”, ressalta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.