quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aquecimento antes do treino é importante

O aquecimento é ou deveria ser a primeira fase de qualquer exercício físico, mas muitos alunos esquecem ou tem preguiça de fazê-lo. Ele eleva a temperatura corporal, o que aumenta a força de contração muscular, além de melhorar a coordenação neuromuscular, prevenindo a ocorrência de lesões musculares.
De acordo com o personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na maior feira da área da beleza da América Latina, a Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, o aquecimento é de extrema importância, mas não deve ser muito longo. “Ele deve ser de no máximo de cinco a dez minutos para não perder os fundamentos e nem se tornar algo chato”, acrescenta.
A dica de Xande Negão é todo dia variá-lo, em um dia ande na esteira, no outro vá caminhando ou de bicicleta, corra, entre outros. O aquecimento também pode variar de acordo com a atividade escolhida. Por exemplo: se você vai andar de bicicleta, comece pedalando mais devagar; se vai correr, aquece caminhando. Se vai fazer musculação, começar com uma série de 15 a 20 repetições com cargas mais leves.
Para o personal trainer, é muito importante também fazer um alongamento, antes e após o treino. “Ao alongar-se, dores musculares são evitadas e a amplitude dos movimentos articulares aumentam”, explica.
Mas ao contrário do que muitos pensam: “Não é o alongamento quem protege contra lesões durante a musculação, mas sim o aquecimento pré-treino. Despertar os grupos musculares é o grande segredo. Seu corpo agradece”, conclui Xande Negão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário