quarta-feira, 9 de junho de 2010

Correr na esteira ou na rua?

Ao contrário do que correr na rua, correr na esteira provoca menores impactos para as articulações, pois na rua, para se movimentar o indivíduo precisa empurrar o chão, além de vencer sua inércia e resistência do ar. Já na esteira é diferente porque a sua plataforma se move sob os pés, não sendo necessária a mesma força e intensidade como na primeira alternativa.
Para o Body Design Xande Negão, correr na esteira tem muitas vantagens, principalmente para os iniciantes. A incidência de lesões nela é menor, já que há menos impacto para as articulações e também pode ser uma excelente alternativa para tratar lesões.
“Mas há um pequeno problema da esteira, pois ao correr a pessoa não pode parar de repente, ela precisa ir diminuindo a velocidade para evitar tonturas e possíveis quedas. Essa tontura acontece porque o cérebro pensa que o corpo é mais leve do que realmente é. Então as informações obtidas pelo labirinto – responsável pelo equilíbrio do corpo - ficam um pouco confusas”, explica Xande Negão.
Mesmo que a esteira não tenha a simulação de descida, é uma ótima opção para treino de corrida. Para os atletas o Body Design diz que a corrida na rua também deve ser realizada. “Ele deve alternar, e apenas na rua é que se pode vivenciar a situação real de uma corrida - diferenças de pisos, subidas, descidas, sol, chuva, vento e frio. Já na esteira ele deve incliná-la 1%, para não sentir tanta diferença quando for para a rua”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário