terça-feira, 8 de junho de 2010

Praticantes de exercícios aeróbicos apresentam melhores resultados em testes de QI

A prática de exercícios não só faz bem para a saúde física, mas também para a mental. Um estudo realizado pela Universidade de Gotemburgo, Suécia, com mais de um milhão de homens de 15 a 18 anos e publicado na última edição da "Proceedings of the National Academy of Sciences", revelou que exercícios aeróbicos estão ligados a uma melhor capacidade de o cérebro processar informações e cruzá-las, dando respostas a um estímulo.
O condicionamento físico dos avaliados foi realizados através de teste ergométricos. Já aqueles que tinham um melhor condicionamento também apresentaram melhores resultados em teste inteligência (QI), especialmente nas áreas de compreensão verbal e pensamento lógico.
Aliás, estudos com animais apontam que as atividades mudam a estrutura do cérebro e estimulam o desenvolvimento de novos neurônios, favorecendo a capacidade de o cérebro se adaptar a situações.
Segundo o Body Design Xande Negão, a prática de um exercício deve começar desde cedo, pois na terceira idade, o indivíduo não só terá um bom condicionamento e saúde, como também o cérebro ficará “mais jovem”, pois pode não haver o adiamento das manifestações de perda de memória, assim o cérebro processará melhor as informações.
“Mas vamos com calma na questão de que se fica mais inteligente ao malhar, pois isso varia de pessoa para pessoa. Contudo, os exercícios aeróbicos podem auxiliar nessa questão, por provocarem uma maior oxigenação do cérebro. Esse fato não acontece em atividades de força, como a musculação”, diz Xande Negão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário