quinta-feira, 10 de junho de 2010

Música durante a malhação motiva o praticante

Ao praticar alguma atividade física, normalmente o praticante escuta música, seja o som da academia ou no seu próprio aparelho. Uma pesquisa realizada pelo pesquisador Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, na Inglaterra, revela que ouvir uma música animada durante a atividade física, aumenta a resistência e estimula a treinar até 15% a mais do que o habitual sem que a pessoa perceba.
Isso acontece porque as ondas elétricas quando chegam ao cérebro estimulam a produção de adrenalina e de sensores ligados ao prazer e às emoções, como a endorfina, afastando a fadiga e tirando a atenção do relógio, do desconforto e da monotonia que alguns sentem com a prática esportiva regular.
O Body Design explica que as vibrações musicais embalam e sincronizam os movimentos do corpo durante o exercício, além de ser um relaxante para o estresse do dia a dia. “Porém, tudo isso depende do ritmo da música, as mais agitadas, de preferência as eletrônicas, são as mais recomendadas para dar pique e motivar o aluno”, diz.
O único cuidado, especialmente para aqueles que usam fones de ouvido, é com o volume, pois com o tempo, o volume alto pode causar perda de audição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário