sexta-feira, 11 de junho de 2010

A importância de se hidratar durante os exercícios

A água representa cerca de 70% do nosso corpo, além de ser um nutriente de extrema importância para a sobrevivência e a saúde. O seu consumo se torna mais necessário quando ocorre a elevação da temperatura do organismo, especialmente durante a prática de algum exercício físico.
Quando uma pessoa não toma a quantidade necessária de água por dia, que é 1,5 litros e se expõe as situações citadas acima pode vir a sofrer de desidratação. Os primeiros sintomas são: sede, boca seca, olhos secos, sonolência, aumento dos batimentos cardíacos, cansaço, dor muscular, cãibras. Em casos mais graves, ocorre perda das características da pele e dos sentidos e convulsões.
O Body Design Xande Negão diz que a hora de parar um exercício é quando há sede intensa, cãibras e cansaço. "A necessidade de tomar água é muito óbvia, mas, por conta de um esporte ou de uma atividade, esquece-se de tomá-la, o que pode ser um perigo”, afirma.
Para ele, é importante saber a hora de parar, pois com a falta de água, todos os processos metabólicos se alteram. Com isso, pode ocorrer hipotensão arterial (pressão baixa) e sobrecarga do fígado, dos rins e do coração. Em casos extremos, pode levar à morte.
Antes, durante e após a prática de exercícios é preciso consumir quantidades adequadas de líquidos para evitar a desidratação. “É importante ingerir de 250 a 50 ml de algum líquido, de preferência água, duas horas antes do início da malhação. Em dias quentes a ingestão deve ser uma hora antes”, explica Xande Negão.
Já durante o exercício, a dica do Body Design é beber líquidos em intervalos regulares de, por exemplo, de 15 em 15 minutos, para repor toda a água perdida pelo suor. Claro, que não se pode esquecer a ingestão ao término da atividade, pois a reposição inadequada nesse período não só afeta a capacidade de realizar exercícios, mas também cria distúrbios no equilíbrio hídrico e na temperatura corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário