quinta-feira, 24 de junho de 2010

Musculação não é fisiculturismo

A musculação ou treinamento com pesos é um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis. Geralmente, a musculação é praticada nas academias desportivas.
Desse modo pode ser aplicada da forma isométrica (contração mantida), isocinética (com velocidade angular constante) ou isotônica (alternância de contrações concêntricas e excêntricas), contínua ou intervalada, leve, moderada ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.
Esta possibilidade de controle de tantas variáveis torna a musculação uma atividade física altamente versátil que pode ser praticada por pessoas de diversas idades para diferentes objetivos.
O Body Design Xande Negão diz que o treinamento com pesos se difere do fisiculturismo, levantamento de peso olímpico, levantamento de peso básico (ou powerlifting), e atletismo de força (ou strongman), que são esportes ao invés de formas de exercício. “O treinamento com pesos, entretanto, geralmente faz parte do regime de treinamento dos atletas dessas modalidades”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário