sexta-feira, 30 de abril de 2010

As mulheres são conhecidas por sua vaidade e beleza, mas este cuidado vai muito além de cremes ou de maquiagens, a cada dia elas se importam mais com a saúde e o bem estar. Hoje não basta estar bonita, tem que estar saudável.
Para alcançar estes objetivos elas estão recorrendo cada vez mais às academias, fazem aulas de ioga, corrida e muita musculação. Mas a escolha dos exercícios deve levar em consideração mais que a vaidade feminina, segundo o body designer Xande Negão existe uma atividade física ideal para cada fase da vida das mulheres, “É importante aliar os exercícios as condições cotidianas de cada mulher e principalmente a idade, assim podemos programar a série adequada para alcançarmos o melhor resultado”.
Xande explica que estes cuidados garantem um corpo sarado e um aumento da qualidade de vida. Mas quais são os exercícios ideais para cada idade?
Aos 20 anos o corpo está muito próximo do ideal e os resultados são muito rápidos. Para Xande é a fase para desenvolver os músculos e abusar das práticas aeróbicas. Ele indica que as mulheres escolham as atividades de sua preferência, caminhada, corrida, bicicleta ou aulas aeróbicas. Uma atenção especial ao glúteo, exercícios localizados pelo menos três vezes por semana.
Com a chegada aos 30 anos, o corpo passa a demonstrar uma diminuição da flexibilidade, por isso o body designer recomenda o aumento dos exercícios de alongamento. “Isto vai prevenir torções e dores musculares, é importante fazer o aquecimento antes do treino”, afirma Xande. Para ele as mulheres podem continuar com as práticas aeróbicas, mas devem começar a aumentar a musculação para garantir um corpo firme, e nesta fase a atenção especial deve ser ao abdômen. “Nesta idade as mulheres passam a assumir mais responsabilidades, e como o organismo não processa mais os alimentos da mesma forma pode passar a acumular gordura nesta região. Então é hora de aumentar os exercícios abdominais”, completa.
Já aos 40 anos os cuidados devem ser para fortalecer os ossos, grande maioria das mulheres passa a enfrentar as conseqüências da menopausa, que facilita o aparecimento da osteoporose. Nesta fase é importante focar nos exercícios que exijam mais força, pois auxiliaram na melhora da absorção do cálcio pelo organismo. “Muitas vezes basta aumentarmos os pesos e diminuir as séries, não precisa haver grandes mudanças, mas é preciso que se faça mais esforço”, afirma Xande. Mas o professor de educação física alerta que não basta apenas ir para a academia, a manutenção da qualidade de vida também deve começar na mesa, “É importante conciliar a malhação com uma alimentação saudável”.
Aos 50 anos as mulheres não podem desanimar do exercício muscular, e deve aliar os cuidados com da mente com a coordenação motora. Xande recomenda exercícios com menos impacto, como a hidroginástica, mas avisa que elas não devem parar com a musculação, “O foco deve ser nos músculos do tríceps, para evitar o famoso e temido tchauzinho flácido. É comum acompanharmos mulheres com os braços bem torneados”. O body designer também lembra que não se pode descuidar dos exercícios aeróbicos, pois o organismo não elimina mais as gorduras como antes.
Na terceira idade é fundamental que os exercícios sejam diários, deixar a musculatura forte para proteger os ossos e evitar os exercícios de impacto. “Nesta fase pode até parecer que as séries sejam mais leves, mas o objetivo é fortalecer a estrutura e assim garantir o equilíbrio e as aptidões funcionais. Garantir que a mulher de 60 anos possa continuar fazendo tudo que fazia aos 40”, afirma Xande.
Em qualquer idade a prática de exercícios garante a boa forma e qualidade de vida para as mulheres. Mas independente da idade é fundamental o acompanhamento de um profissional adequado e estar sempre em dia com os exames médicos. “Não basta querer entrar em forma, é importante fazer isso com qualidade. Por isso é tão importante que antes dos exercícios os alunos façam uma avaliação médica. Isso vai garantir segurança e um bom resultado”, finaliza o body designer carioca Xande Negão.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

terça-feira, 27 de abril de 2010

O treino para o verão 2011 começa agora!

Coxa grossa, bumbum durinho, formas perfeita, uma combinação que é sonho de toda mulher, mas para conquistar a boa forma e chegar ao verão com tudo em cima é preciso começar agora.
Com a proximidade do inverno é comum muitas mulheres se descuidarem do corpo, já que tudo conspira a favor: mais roupas para esconder as gordurinhas, comidas quentes e deliciosas, e aquela vontade de ficar em baixo das cobertas em casa. Mas o treino para o verão 2011 tem que começar agora, é o que recomenda o Body Designer Xande Negão, para ele a busca pelo corpo ideal e para manter a boa saúde é preciso que a dieta balanceada e a prática dos exercícios físicos comecem agora, meses antes do verão. “Para ter um corpo bem torneado é preciso malhar o ano todo, não basta chegar um ou dois meses do verão e correr para a academia, não existe milagre e sim dedicação”, afirma.
O Body Designer responsável pela boa forma de algumas estrelas como Flávia Alessandra e Gracyanne Barbosa, explica que manter a prática dos exercícios durante o ano todo só traz benefícios, pois garante que não se ganhe aqueles quilinhos durante o inverno, além de produzir o hormônio do bem estar. “A malhação ajuda a manter o peso, pois no inverno a tendência é comer comidas mais gordurosas, e ainda produz a serotonina que é aquele hormônio que dá a sensação de bem estar, e com isso reduz a vontade de comer. São dois benefícios de uma só vez”, explica Xande.
Para aquelas que não chegaram ao verão passado com o corpo que gostariam, esta é a oportunidade para ir em busca dos resultados tão sonhados. Xande conta que agora é a melhor hora para recuperar o tempo perdido, “Começando agora terá tempo para entrar em forma sem a correria do verão, não serão apenas um ou dois meses para mudar radicalmente o corpo, mas alguns meses para fazer isso de forma saudável. Evitando assim possíveis distensões”.
O Body Designer ainda explica que a busca pelo corpo perfeito deve ser feita em conjunto com a alimentação saudável e a prática regular de exercícios, “Não existe milagre, para ter o corpo perfeito tem que ter dedicação. O melhor é aproveitar o friozinho e gastar ainda mais calorias”, finaliza.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dica da Semana


A famosa frase “saco vazio não para em pé” também serve para a malhação, para garantir um exercício tranqüilo é importante que o corpo esteja alimentado. O ideal é comer um carboidrato uma hora antes de treinar e depois proteína, de preferência líquida, de fácil absorção, como o Wey Protem. Com isso o corpo terá energia para malhar e após os exercícios estará pronto para absorver só os bons nutrientes.
A boa alimentação antes do treino evita mal-estar ou a hipoglicemia de rebote, quando o aluno passa mal por falta de energia (glicose). Claro que a alimentação deve ser saudável e deve evitar as gorduras e as bebidas alcoólicas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Malhar depois da cirurgia plástica pode?

O corpo perfeito, com formas bem torneadas e tudo durinho, é a meta de muitas mulheres e homens, mas nem todos tem paciência para alcançar os resultados esperados somente com os exercícios físicos e recorrem para as cirurgias estéticas.
Entre as intervenções cirúrgicas as que fazem mais sucesso entre as mulheres são as lipoaspirações e o implante de seios, mas após estas cirurgias é possível voltar para a academia? Segundo o Body Designer Xande Negão é necessário, “Não adianta fazer a cirurgia e não gastar as calorias que gastava antes, neste caso pode até ganhar peso. É importante continuar com os exercícios, mas de acordo com cada cirurgia e num ritmo adequado”, afirma.
Xande explica que nos casos das lipoaspirações os resultados são melhores nas mulheres que já praticavam exercícios físicos, pois além de eliminar as gorduras localizadas, com os músculos tonificados os resultados são mais visíveis e os contornos mais bonitos. “A gente percebe que aquelas alunas que já malhavam e fizeram a cirurgia os resultados são mais proveitosos, além da recuperação ser mais tranqüila”, conta.
Mesmo para quem não praticava exercícios físicos antes após as cirurgias eles são recomendados e ajudam na recuperação, o Body Designer explica que as mulheres podem voltar a prática dos exercícios logo após tirarem os pontos, o que acontece entre sete e 15 dias. As atividades deverão ser acompanhadas de perto por um profissional e o ritmo de acordo com cada intervenção. “O ideal é que se comece com caminhadas leves, bicicleta sem peso, apenas para o gasto calórico. Somente depois de um mês que as mulheres poderão voltar aos exercícios normais, mas de modo progressivo já que diminuíram o ritmo durante a recuperação”, afirma Xande.
Ele explica ainda que mesmo os exercícios leves auxiliam o corpo a desinchar e mantém os músculos tonificados, fazendo com que a recuperação seja mais rápida e saudável, “Neste período além de continuar com os exercícios é importante que mantenha a alimentação balanceada, de preferência compatível com os gastos calóricos das caminhadas. Não adianta achar que poderá comer como antes, gastando menos calorias”, afirma Xande.
Antes de voltar aos exercícios deve ficar atenta ao tipo de cirurgia, se for uma lipoaspiração poderá fazer exercícios leves sem muitas limitações, mas se a cirurgia foi de implante de próteses nos seios a mulher não poderá mover os braços por pelo menos um mês após a intervenção, “No caso do aumento dos seios poderá fazer uma bicicleta ergométrica sem peso, desde que não mova os braços e tórax, os exercícios normais para os braços só poderão ser retomados após dois meses da cirurgia. Além de sempre usar tops ou blusas que garantam a mama fique imóvel, isso é fundamental para que a prótese não se mova”, afirma o Body Designer.
Em qualquer um dos casos é fundamental o acompanhamento médico e que seja respeitado os limites de cada paciente. Cada tipo de cirurgia possibilitará uma prática de exercício específica e benéfica, “A cirurgia plástica não faz milagres, ela deve fazer parte de um projeto de bem estar, que deve começar na alimentação e ser sempre acompanhado de exercícios físicos. Logo após a intervenção o ideal é seguir as recomendações médicas e malhar com o acompanhamento de um profissional”, finaliza o Body Designer Xande Negão.
Xande Negão é o Body Designer o responsável pela boa forma de algumas estrelas como Flávia Alessandra, Gracyanne Barbosa, Dani Bananinha, Myrian Martinez, Otaviano entre outros. Destaca-se na sua área de atuação, tendo inclusive, fila de espera para alunos que desejam treinar com ele.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hoje no Diário Popular


http://www.diariopopularpr.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=18&Itemid=22

Badalado e paparicado pelos astros e estrelas da telinha que brilham por ares cariocas, o estiloso big boss personal trainner Alexandre (Xande Negão) Rodrigues, focado com produção promocional da paranaense Toda Comunicação, vai brilhar nas páginas da especializada Revista Corpo, nas edições de maio e junho, participando da coluna Treino das Estrelas, acompanhado das belas e aplicadas alunas Gracyanne Barbosa (no clic) e Dani Bananinha, bailarina do irreverente programa global Luciano Huk. Photo by Verônica Pacheco

A preparação diário das rainhas de bateria

Acompanhe o treino de algumas das Rainhas da Bateria do Rio de Janeiro, entre elas a formosa Gracyanne Barbosa, umas das alunas de Xande Negão. 

Matéria exibida no programa Hoje em Dia da emissora Record. 

Acompanhe com o EGO um dia do treino de Gracyanne Barbosa

O body designer Xande Negão treina Gracyanne Barbosa há pelo menos 4 anos, acompanhe um dia do treinamento dela. 

Video exibigo no site EGO. 

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dica da Semana

Nunca deixe o alongamento de lado, apesar de muitas pessoas não gostarem o alongamento é fundamental após a prática dos exercícios. Ele deve ser feito depois do treino e sempre dar prioridade para os músculos que serão exercitados.
“Tem que encarar o alongamento como parte do treino”, afirma o Body Designer Xande Negão.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Dica da semana

Para garantir os músculos em dia e o corpo firme deve estar sempre atendo ao bom desempenho durante os treinos, mas isso não significa treinos fáceis ou leves. Para os músculos perderem as flacidez e ganharem força e firmeza é preciso que façam um esforço maior do que estão acostumados, trabalhem com uma sobrecarga.
Então se você consegue completar com facilidade o treino, sem muito esforço, é muito provável que não esteja usando a carga adequada. Importante sempre lembrar que os exercícios devem ser acompanhados por um profissional, para garantir que não exceda o peso e acabe se machucando.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Xande Negão estará na revista Corpo a Corpo

A agenda de Xande Negão esta mais do que lotada nesta quinta feira. Além dos alunos habituais, o Body Designer estará dando entrevista com duas das suas mais famosas alunas para a Revista Corpo a Corpo.

 

Gracyanne Barbosa e Dani Bananinha participarão da coluna “Treino da Famosa” da revista e mostrarão qual o treino que Xande Negão elaborou para que elas mantenham o corpo em dia. A coluna ainda irá dar as dicas do Body Designer para que todas possam ficar com as curvas bem delineadas como as das duas musas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Gracyanne Barbosa e Xande Negão ensinam a ter um bumbum durinho

Matéria exibida no programa Super Pop da graciosa Luciani Gimenez, onde Gracyanne Barbosa e Xande Negão Body Designer ensinam a como ter um bumbum durinho e empinado


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Hora de eliminar as calorias adquiridas na Páscoa

Exagerou no feriado? Além dos ovos de páscoa, ainda participou sem muita prudência do almoço de família, os docinhos, bolos da vovó e nem teve tempo de ir à academia no feriado? Para quem nunca parou para pensar quantas calorias tem um simples ovo de páscoa, um ao leite de 240 gramas pode achegar a 1.150 calorias, se tiver amêndoas ou for trufado este valor poderá subir consideravelmente. Agora que o feriado passou, é preciso correr atrás do prejuízo e queimar todas as calorias.
Para voltar à boa forma de modo mais rápido o recomendável são os exercícios aeróbicos, como correr, caminhar ou andar de bicicleta. Para aqueles que não estão habituados a prática de atividade física o Body Designer Xande Negão recomenda a caminhada. Ele explica que além de não exigir muito esforço do corpo, se for feita com inclinação em 30 minutos será possível eliminar entre 400 e 500 calorias.
Claro que a perda de peso será de acordo com o biótipo de cada pessoa e dependerá da intensidade dos exercícios, Xande explica que aqueles que já praticavam exercícios terão mais facilidade para perder as calorias consumidas durante o feriado, mas isso não significa que não terão que suar a camisa. “O ideal é sempre intensificar as atividades antes do feriado, para aqueles que não conseguiram agora é hora de recuperar o tempo perdido e intensificar as atividades aeróbicas”, afirma Xande.
O Body Designer ainda reforça que para os exercícios terem o resultado esperado é fundamental que seja aliado a uma alimentação balanceada e saudável, “Já que houve o abuso durante a Páscoa, agora é hora de deixar o cardápio menos calórico e malhar muito. Mas isso não significa deixar de comer, e sim comer de maneira prudente”, finaliza.
Xande Negão é o Body Designer no Rio de Janeiro responsável pela boa forma de algumas estrelas como Gracyanne Barbosa, Dani Bananinha, entre outras. Destaca-se na sua área de atuação, trabalhando no Recreio na academia Victor Gym.

Dica de Semana

Quem pretende emagrecer sabe que a combinação rigorosa de alimentação balanceada e muita malhação são os segredos. Mas fique de olhos nos vilões da dieta, e principalmente no que consome durante os treinos.
É comum encontrar nas academias garrafas de bebidas isotônicas, como Gatorade ou SportDrink. A bebida é ótima para repor a perda da água e de sais minerais, mas é altamente calórica, uma garrafinha pode chegar até 400 calorias, o equivalente a 30 minutos de esteira.
Então para quem quer eliminar as gordurinhas o ideal é abusar da ÁGUA, hidrata o corpo e não contém nenhuma caloria. A água esta liberada.