sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Biografia parte 7: Rotatividade é o maior desafio na musculação


Não é preciso muito para ver o resultado do trabalho de Xande Negão, basta olhar o corpo de seus alunos e alunas. Sobre as dificuldades de ser um personal, Xande aponta que a rotatividade é uma dos maiores problemas. “Infelizmente malhar ainda é visto como um modismo e não como uma manutenção da saúde. Cerca de 30 a 40% dos meus alunos vão e voltam, não há estabilidade”, acrescenta.

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Biografia parte 6: Xande Negão prima pelas amizades


Xande Negão assegura que é muito feliz em sua profissão e que tudo o que tem é fruto do seu trabalho. “Tudo o que tenho hoje, tanto as coisas materiais quanto os amigos, é graças à musculação. Consegui meu carro, minha casa e é nas academias que faço grandes amizades. Quem tem amigos consegue tudo”, ressalta. Para ele, o reconhecimento é a melhor coisa que esta profissão lhe oferece.

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Biografia parte 5: Xande conquista seu espaço no RJ


Carismático, Xande Negão conquistou muitos alunos, inclusive pessoas famosas. E foi esculpindo o corpo da atriz Flávia Alessandra, que na época interpretava a personagem Alzira, da novela global Duas Caras, que sua carreira alavancou de vez. Foi aí que ele se tornou o personal e body designer mais conhecido do Rio de Janeiro e em sua carteira de clientes estão diversas atrizes, atores, modelos e apresentadores que buscam o corpo perfeito.

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Biografia parte 4: Xande aproveita as oportunidades


Depois do empurrão do Rodolfo - que foi a primeira pessoa que acreditou no potencial de Xande Negão e lhe deu uma chance – a carreira do personal começou. A segunda oportunidade veio com sua primeira esposa, 15 anos mais velha, que tinha uma academia e o ensinou muita coisa. Com a experiência, Xande foi chamado para trabalhar em outros lugares e aproveitou sua ascensão para fazer o curso do CREF - Conselho Regional de Educação Física. “O curso durou dois anos, aprendi tudo sobre a profissão e ganhei o registro de provisionado – quando se exerce a profissão pelo conhecimento do dia a dia”, acrescenta.

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Biografia parte 3: Xande foi o melhor da bateria do 21º GAC


Na adolescência o gosto de Xande Negão pelos esportes e pelas atividades físicas só aumentou. Aos 16 anos começou a frequentar uma academia, junto com um amigo do prédio. “Eu não podia pagar, então me ofereci para varrer e limpar o lugar depois que não tivesse mais ninguém. Mas o dono da academia Konan, o Rodolfo, permitiu que eu malhasse sem precisar fazer nada, apenas de camaradagem”, conta. Nesta época fazer musculação era visto com grande preconceito, não era coisa de “macho” se preocupar com o corpo, mas Xande nem ligou. Seu esforço na malhação o fez se sobressair no exame militar, no qual ficou em primeiro lugar entre 3400 jovens. Era o melhor da bateria do 21º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha).

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

domingo, 24 de outubro de 2010

Biografia parte 2: Xande gostava de brincadeiras ao ar livre


Quando Xande Negão tinha oito anos, seus pais, Ivo de Souza Rodrigues e Onélia Mirante Rodrigues, se separaram e ele foi morar com o pai, que trabalhava como porteiro - profissão que exerce até hoje. Passou sua infância “na casa dos outros”, pelas famílias que moravam no prédio e para Xande foi um privilégio conviver e aprender com tantas pessoas. Sem regalias, o garoto sempre estudou em escolas públicas e não se dedicou muito. O que gostava mesmo era de jogar bola, brincar de polícia e ladrão e queimado. “Considero que tive sorte de viver naquela época, em que existiam estas brincadeiras, que as crianças ficavam soltas, corriam e pulavam. Hoje isso não existe mais, as crianças só ficam na frente do vídeo-game e não movimentam o corpo”, afirma Xande Negão.

Este texto faz parte dos posts sobre a vida e profissão de Xande Negão. Conheça esta emocionante história lendo os posts anteriores e posteriores a este.

sábado, 23 de outubro de 2010

Biografia parte 1: Xande Negão já sonhou ser jogador de futebol



Nos próximos posts você irá conhecer um pouco da vida do Xande Negão, saber como ele chegou ao auge de sua carreira e o que pretende fazer no futuro.

Alexandre Rodrigues, 43, é conhecido como o personal trainer das estrelas, por literalmente esculpir os corpos de muita gente famosa. O apelido, Xande Negão, ajuda a descrevê-lo. Alto, musculoso e “negão”, Xande é de origem humilde, já sonhou em ser jogador de futebol, fez bicos de segurança e trabalhou como operário em duas fábricas. Para chegar ao auge de sua carreira como personal, Xande percorreu um árduo caminho. “Contei com a ajuda de boas pessoas e me esforcei muito para conquistar meu espaço”, afirma.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Diga não aos anabolizantes


O personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym, aconselha quem deseja ter um corpo forte e sarado a procurar os meios convencionais para atingir seus objetivos e não recorrer ao uso de anabolizantes. “É preciso determinação, praticar musculação regularmente, fazer exercícios aeróbicos e manter uma alimentação balanceada. E é essencial ter paciência, pois para ter um corpo bonito com saúde não é de um dia para o outro”, ressalta. É bom lembrar que o uso deste tipo de substância é completamente proibido sem a autorização médica pela Organização Mundial da saúde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mulheres que usam anabolizantes podem ficar com características masculinas



Nos adolescentes o uso de anabolizantes pode interromper o crescimento de forma antecipada e desencadear sintomas como cansaço, depressão, dores musculares, insônia e dor de cabeça. “Nas mulheres é comum aparecer características masculinas, como voz grossa, barba, excesso de pelos no corpo e diminuição dos seios”, acrescenta Xande Negão, personal trainer da academia ViktorGym. Especialistas afirmam que ao todo já foram diagnosticados quase 70 efeitos colaterais diferentes.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Anabolizantes podem causar ginecomastia


Os esteróides anabolizantes podem ser usados em forma de comprimido, cápsulas ou injeção e em geral os usuários buscam resultados rápidos na academia, aumentando a hipertrofia muscular. “Entre alguns dos problemas que podem afetar a saúde de quem usa anabolizantes de forma incorreta estão alterações de comportamento, aumento da agressividade, derrame cerebral, impotência sexual, retração dos testículos e ginecomastia – crescimento exagerado das mamas masculinas”, aponta o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Anabolizantes são indicados apenas para tratamentos terapêuticos


Os anabolizantes são indicados apenas para tratamentos terapêuticos quando o paciente tem um nível baixo de produção de testosterona ou sofre de doenças como anemia e alguns tipos de câncer. Ou seja, somente os médicos podem prescrever de forma legal o seu uso controlado. “Os anabolizantes também são usados para aumentar a velocidade do processo de cicatrização muscular quando ocorre algum tipo de lesão. O problema é quando eles são usados de forma indiscriminada, trazendo vários prejuízos à saúde”, explica o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Saiba mais sobre os anabolizantes


A busca por um corpo perfeito, com músculos bem definidos e grandes, se for feita de maneira incorreta pode trazer grandes prejuízos a saúde. Um exemplo são os esteróides anabolizantes, hormônios sintéticos que geram o aumento da massa muscular. “Eles são feitos a base do hormônio masculino testosterona, com as características sexuais masculinas e de crescimento”, afirma o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Quem tem osteoporose deve fazer exercícios aeróbios de baixo impacto


A musculação é muito importante para quem sofre com osteoporose e traz diversos benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados. O ideal é que os aparelhos utilizados no treino tenham peso variável, pois os que têm peso livre aumentam o risco de lesões. “Também é essencial fazer um bom aquecimento com exercícios aeróbios de baixo impacto antes do treino. A amplitude dos movimentos deve estar de acordo com o limite das articulações e o repouso entre as séries e entre os exercícios também é importante”, recomenda Xande Negão, personal trainer da academia ViktorGym.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Musculação traz benefícios para quem tem osteoporose


Segundo Xande Negão, personal trainer da academia ViktorGym, a musculação contribui para a melhora da flexibilidade, da coordenação, da postura, aumenta a força, a massa muscular e a resistência muscular nas pessoas que sofrem com osteoporose. “Os exercícios indicados na fase inicial devem contemplar os grupos musculares maiores e gradativamente os grupos menores devem ser incluídos”, aponta.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Profissional auxilia a diminuir o risco de lesões na hora do treino


Com o auxílio de um profissional qualificado, é possível maximizar os benefícios dos exercícios físicos, aumentando a proteção dos ossos em quem sofre osteoporose. “Um personal qualificado saberá indicar as melhores atividades a serem executadas, diminuindo o risco de lesões. Para os iniciantes o ideal é que o treinamento seja feito três vezes por semana, sempre com alongamento antes e depois dos exercícios”, aconselha Xande Negão, personal trainer da academia ViktorGym.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Musculação é mais indicada do que exercícios aeróbios para osteoporose


A gravidade da osteoporose está nas fraturas que ela causa, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) ocorrem 2,4 milhões de fraturas devido à doença. O personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym, esclarece que os exercícios físicos ajudam a evitar os acidentes, pois fortalecem a musculatura e os ossos. “A musculação é mais indicada do que os exercícios aeróbios, como a caminhada, por causa da possibilidade de controle de todas as variáveis do exercício, como intensidade e frequência”, afirma.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Exercícios ajudam na prevenção da osteoporose


De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de osteoporose e 75% dos diagnósticos são feitos somente após a primeira fratura. Sua prevenção é considerada simples, através da ingestão de cálcio, exposição ao sol para absorção da vitamina D, evitar a ingestão de álcool e fumo e praticar exercícios físicos. “A musculação é muito importante para o organismo. Ela aumenta a força muscular sobre os ossos, o que estimula a manutenção da massa óssea”, explica o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Saiba o número certo de repetições para fortalecer o tríceps


Se o objetivo for endurecer e aumentar ligeiramente o tríceps, o número de repetições deve ser entre seis e 12. Quem quer aumentar mais e dar resistência ao músculo tem que executar o exercício de 12 a 15 vezes cada série e se a finalidade for perda de peso e massa muscular, as repetições devem ficar entre 15 e 20 vezes. “Existe vários tipos de exercícios para o tríceps. Um profissional qualificado saberá indicar qual é o melhor para cada fase de treinamento”, afirma o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tríceps: comece os exercícios com cautela


Quem está longe da academia há algum tempo, deve começar a fortalecer o tríceps gradativamente e o alongamento é fundamental, tanto para os iniciantes para os que já estão acostumados. “O ideal é começar com pequenas repetições e aumentar gradativamente, tanto a quantidade quanto a intensidade. Tudo depende dos objetivos que se quer atingir”, acrescenta personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Exercícios para o tríceps devem ser feitos o mais cedo possível


O personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym, esclarece que a musculação nesta região do tríceps deve ser feita pelo menos duas vezes na semana e que a prevenção é o melhor caminho. “Quanto antes o fortalecimento dos músculos for feito, menor será as chances de a flacidez atingir a região. Não existe idade certa para começar, quanto antes melhor”, afirma.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Musculação deve ser feita com frequência para fortalecer o músculo do tchauzinho


As atividades cotidianas exigem, em geral, mais dos membros inferiores do que os superiores, aumentando a flacidez dos tríceps. Para piorar, estudos indicam que os resultados do treinamento dos membros superiores são perdidos com mais facilidade do que com os inferiores devido ao tipo de fibras musculares que os compõe. “A musculação é importante, pois ajuda o tríceps a ganhar forma, volume e diminui a flacidez. E os exercícios devem ser feitos regularmente para melhorar e manter os efeitos”, ressalta personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym.