segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Corpo não se acostuma com exercícios curtos e intensos


A vantagem de praticar atividades físicas intensas e de curta duração é que neste tipo de exercício o corpo não consegue se adaptar a ele, ou seja, os resultados sempre serão alcançados mesmo que a atividade seja executada diariamente. “É um desafio para o organismo. Ao caminhar todo dia na mesma intensidade o corpo se acostuma e perde cada vez menos calorias. Mas ao intensificar o exercício em curtos períodos os efeitos são otimizados”, acrescenta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym. Xande alerta, porém, que é necessário avaliação médica e orientação de um profissional qualificado para a indicação das atividades.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Corra menos e queime mais gorduras


Para queimar mais gorduras o ideal é fazer ciclos alternados de exercícios intensos e de curta duração. De acordo com o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym, a corrida é um bom exemplo. O aquecimento deve ser de cinco minutos, depois a corrida deve ser de apenas um minuto e em alta intensidade. “Nesta etapa é utilizada a capacidade máxima do aluno. Depois ele caminha por até dois minutos para descansar um pouco e recuperar o fôlego e corre novamente por mais um minuto. Os ciclos devem ser repetidos e ao final do exercício deve-se caminhar por mais cinco minutos”, sugere.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quebra de gordura durante o repouso aumenta com exercícios curtos


Segundo o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym, ao praticar exercícios mais leves e com duração prolongada, 90% da energia gasta são gorduras. Em atividades com intensidade moderada o consumo de energia é maior, mas sua principal fonte é o glicogênio. Já durante os exercícios curtos e de alta intensidade o gasto energético é proveniente do glicogênio, mas durante o repouso acontece à quebra das gorduras para repor a energia gasta e o estoque de glicogênio muscular. “É por causa dessa quebra de lipídios que no resultado final a queima de gorduras é maior”, ressalta.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Malhe menos e emagreça mais


Uma pesquisa realizada na Austrália e conduzida pelos professores Gail Trapp e Steve Boutcher da University of New South Wales (UNSW), mostra que praticar exercícios intensos por pouco tempo ajuda a emagrecer mais do que fazer atividades físicas por longos períodos. O estudo teve como participantes mulheres acima do peso com idade média de 20 anos. Elas foram divididas em dois grupos e praticaram exercícios por quase quatro meses. O grupo que se exercitou mais intensamente em menos tempo perdeu três vezes mais gordura do que o outro. “É comum ouvir algumas pessoas dizerem que a queima de tecido adiposo acontece somente depois de 40 minutos de malhação, fato que está sendo contestado por estudos como este”, observa o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Exercícios de alta intensidade queimam mais gordura


Uma boa notícia para quem quer perder as gorduras localizadas, mas não tem tempo – ou não gosta – de passar horas a fio malhando na academia. Segundo um estudo australiano, realizado por pesquisadores da University of New South Wales (UNSW), praticar exercícios de alta intensidade com intervalos é mais eficiente na queima de gorduras do que praticar atividades físicas de baixa intensidade por longos períodos. “Os exercícios menos intensos utilizam a gordura como principal fonte de energia, mas queimam menos gordura total”, esclarece o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aluna de Xande Negão é capa da Muscle in Form


A modelo Dani Sperle, aluna do body designer Xande Negão há mais de cinco anos, foi capa da edição 65 da revista Muscle in Form. A musa participou de um ensaio fotográfico e de uma entrevista sobre a sua participação no carnaval de 2011.
Para Dani, o corpo definido é resultado de muito esforço e da orientação do Xande Negão. “Graças a ele meu corpo está ótimo, ele nunca deixa o treino ficar chato, sempre está inovando”, ressalta a modelo. Xande também não dispensa elogios à aluna. “Ela é muito dedicada e isso é fundamental para alcançar os melhores resultados”, afirma.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Programa de exercícios personalizado é fundamental


De acordo com Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym, é importante – antes de sair correndo por aí – buscar a orientação de um profissional qualificado, que possa elaborar um programa adequado de exercícios. “Cada pessoa tem características únicas e necessidades diferentes, por isso é fundamental um programa personalizado, que se adapte ao condicionamento físico atual e que ajude o aluno a progredir lentamente, para que os resultados permaneçam”, acrescenta o personal.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bem estar após os exercícios pode durar até 12 horas


Segundo uma pesquisa feita por pesquisadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, o bem estar provocado pela endorfina – um neurotransmissor utilizado pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso e que é liberado durante os exercícios – pode durar até 12 horas após as atividades. “É por causa da endorfina que as pessoas ativas têm mais disposição e bom humor durante o decorrer do dia”, ressalta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Exercícios físicos estimulam a produção de novas células cerebrais


Um estudo realizado pelo Departamento de Neurociência da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, concluiu que os lóbulos temporais – responsáveis pela memória e pela inteligência – são beneficiados pelos exercícios físicos. A atividade física estimula a produção de novas células cerebrais, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da produção de hormônios que reduzem o estresse. “O ideal é fazer no mínimo uma hora de treino, fazendo musculação e os exercícios aeróbicos como caminhada e corrida”, aponta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Atividade física afasta os problemas de memória na 3ª idade


De acordo com cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, fazer ginástica regularmente é fundamental para que na terceira idade o cérebro esteja a todo vapor. Eles evitam os temidos problemas de raciocínio, memória e de compreensão – todos ligados as funções cognitivas do organismo - comuns nesta fase. “Não existe idade ideal para começar a se mexer, o que se sabe mesmo é que quanto antes começar melhor, pois depois que os problemas começarem a aparecer pode ser tarde demais”, alerta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Exercícios fazem bem para o cérebro


Diversos estudos realizados por renomados cientistas, pesquisadores e professores espalhados pelo mundo apontam que os exercícios físicos fazem muito mais do que perder calorias e esculpir os músculos, eles também ajudam a manter o cérebro saudável. “Não é preciso ser um atleta para ter acesso aos benefícios que a atividade física pode proporcionar. Praticar exercícios pelo menos três vezes na semana já é o suficiente para ter mais saúde”, aponta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Não deixe de usar tênis na areia


O uso de protetor solar, boné, óculos, roupas leves e tênis adequado são fundamentais durante a prática de exercícios ao ar livre. A cada meia hora de atividade física é aconselhado a ingestão de 200 ml de água, por isso uma garrafinha deve estar sempre presente. “É bom lembrar que mesmo na areia o uso de tênis é indispensável. E correr ou caminhar na areia fofa exige mais dos músculos, então é preciso um preparo físico maior para não ficar dolorido demais”, acrescenta Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Cuidado com o sol ao se exercitar ao ar livre


Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym, observa que é preciso ter alguns cuidados para malhar ao ar livre, em especial nas praias e parques. Os atletas de plantão devem ficar atentos ao horário, evitando a exposição solar prolongada e o calor intenso. O recomendado é se exercitar antes das 10 da manhã ou após as quatro da tarde. “O sol faz com o que corpo desidrate mais rapidamente, aumentando o cansaço, há o risco de haver queda da pressão arterial e também consequências maléficas para a pele, como envelhecimento precoce e câncer”, aponta.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exercícios podem ser feitos na praia durante as férias


Fazer trilhas ecológicas, caminhar e correr na beira da praia, nadar em rios, piscinas ou no mar são alternativas que ajudam o corpo a ficar ativo durante as férias. “Algumas praias oferecem ginástica ao ar livre, com instrutores e música para animar, outras possuem espaços na areia destinados a prática de esportes como vôlei e futebol, enfim. Só fica parado quem quer”, afirma Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym. O especialista ressalta que a vantagem de se exercitar ao ar livre é o contato com a natureza, que deixa as atividades ainda mais prazerosas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aproveite as academias ao ar livre nas férias


Não praticar atividades físicas durante determinado período de tempo faz com que a gordura corporal aumente e a taxa de metabolismo de repouso diminua, levando ao sedentarismo. O ideal é manter um ritmo de exercícios mesmo que a intensidade seja menor. O importante é não ficar parado. “O tempo livre nas férias pode ser um aliado da saúde, desde que bem administrado. Uma boa dica é se adequar as opções existentes no destino de férias, como academias ao ar livre, do hotel ou pousada, e preferir o uso de escadas e meios de transporte como a bicicleta”, recomenda Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Exercícios não devem ser deixados de lado nas férias


Férias é sinônimo de descanso, falta de rotina e viagens. Durante este período é comum as pessoas exagerarem na alimentação e deixarem os exercícios físicos de lado, o que acaba prejudicando todos os esforços feitos anteriormente. “Não adianta malhar o ano inteiro, suar a camisa para ficar com um corpo bonito e uma saúde de ferro para colocar tudo a perder durante as férias. Além do risco do ganho de peso, a falta de exercícios compromete o condicionamento físico e dificulta o retorno a academia”, avisa Xande Negão, personal trainer da Academia ViktorGym.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fortalecimento muscular otimiza os resultados das atividades aeróbias


O personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym, observa que é fundamental buscar orientação de um profissional de educação física ao iniciar qualquer atividade. O personal fará um planejamento adequado de acordo com os objetivos e as condições físicas de cada um. “É importante fazer um fortalecimento muscular para otimizar os resultados das atividades aeróbias – como corrida e caminhada - e aumentar o condicionamento físico. Além disso, músculos fortes reduzem o impacto dos exercícios e garantem o bom funcionamento das articulações e do sistema cardiorrespiratório”, acrescenta.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Resultados da caminhada e da corrida dependem das condições físicas de cada um


Não há como prever se é a caminhada ou a corrida que vão ajudar você a emagrecer mais rápido. Os resultados de ambas as atividades vão depender de diversos fatores, como as necessidades individuais, condições físicas, intensidade do exercício, frequência, composição corporal, idade e sexo. “Não existe milagre. Para entrar em forma é preciso disciplina, paciência e força de vontade e jamais ter pressa. Para começar qualquer atividade física é imprescindível ir ao médico e fazer um check-up geral, evitando imprevistos”, alerta o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Caminha queima mais gorduras


Segundo o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym , a caminhada é uma atividade física de menor intensidade e queima menos calorias, porém ela elimina mais gorduras do que a corrida, por exemplo. Isso acontece porque ao caminhar o organismo utiliza o oxigênio no metabolismo, aumentando o nível de gordura perdida. Em uma hora são 480 calorias a menos, sendo que 70% é gordura. “Na corrida é possível perder o dobro de calorias, porém apenas 30% é gordura. Como a intensidade do exercício aumenta, o corpo utiliza mais carboidratos do que tecido adiposo como fonte de energia”, esclarece.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Caminha tem baixo custo e menor risco de lesões


A caminhada é uma das atividades físicas mais indicadas para quem está começando. É um exercício aeróbio de menor intensidade, reduzindo as chances de lesões. Outra vantagem é que há possibilidade de progredir o treinamento lentamente e mesmo com algum tipo de limitação física é possível caminhar. “Tanto a caminhada como a corrida pode ser feita em qualquer lugar, seja nas ruas, parques ou até mesmo na praia durante as férias. E o maior custo é a compra de um tênis adequado”, afirma o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Escolha da atividade física depende do condicionamento do organismo


Entra ano, sai ano e a maioria das pessoas continua querendo alcançar o mesmo objetivo: emagrecer. Entre as estratégias estão as mudanças na alimentação, a redução de hábitos nocivos a saúde – como o fumo e o consumo de álcool – e a prática de exercícios físicos. Mas na hora de começar a mexer o esqueleto uma dúvida vem à tona – é melhor correr ou caminhar? Segundo o personal trainer Xande Negão, da Academia ViktorGym, cada modalidade tem as suas vantagens. “A pessoa deve escolher o que mais lhe agrada e o exercício ideal para o seu organismo, levando em conta o seu condicionamento físico”, aponta.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bom humor ajuda a motivar os alunos


Praticar exercícios pode ser considerado um momento de prazer por alguns e de sacrifício por outros. A desmotivação prejudica o treinamento e é aí que o personal trainer tem que agir com rapidez. “Temos que conversar com os alunos, criar vínculos de amizade e sempre estar prontos para administrar conflitos. Ter bom humor ajuda a incentivá-los, a descontrair o clima e a espantar o cansaço”, afirma.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Disciplina é fundamental no treinamento


De acordo com o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym, a disciplina é um dos itens mais importantes que o aluno deve ter em mente. “Realizar os exercícios com vontade, cuidar da alimentação e evitar faltas no treinamento são primordiais para que os exercícios tenham os resultados esperados. Para estimular os alunos, eu procuro sugerir as atividades que mais lhe agradam, assim é mais difícil haver desistências”, acrescenta.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Personal deve entender os alunos


Para o personal trainer Xande Negão, da academia ViktorGym, o relacionamento entre aluno e professor deve ser baseado em valores como ética, compromisso e confiança. “O aluno tem que ter liberdade para se expressar, compartilhar seus sentimentos, angústias e ansiedades. As emoções influenciam muito na determinação e nos resultados”, afirma.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Exercite-se na arte de ser feliz em 2011!


E mais um ano está começando. É hora de continuar os projetos deixados para trás, pensar em novos sonhos e ter a certeza de que 2011 será um ano inesquecível. Viva a cada dia da melhor maneira possível e espalhe amor, alegria e esperança!