segunda-feira, 31 de maio de 2010

Cuidado ao usar caneleira na esteira e na bicicleta

Uma dica para quem quer aumentar o gasto energético na malhação é usar caneleira na esteira e na bicicleta. Essa prática realizada por alguns praticantes ajuda a queimar as calorias, pois há um maior esforço físico. No entanto, o peso da caneleira muda o padrão do movimento proposto pelo aparelho gerando instabilidade.
Para o personal trainer Xande Negão, palestrante da Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, o grande perigo é que essa prática força e muito as articulações, o que pode lesionar as articulações, joelhos, tornozelos, quadril, entre outros. “O ideal nos exercícios aeróbicos é aumentar o seu volume ou sua intensidade, deixando a sobre carga para a musculação”, complementa.

domingo, 30 de maio de 2010

Se há dor fique atento

Ao malhar provocamos micro lesões na musculatura, mas isso é normal e com o tempo o corpo se recupera, fica mais forte e resistente. Contudo, não é normal treinar mesmo com dor e se essa situação não for verificada, o problema pode aumentar. Pois ao forçar o músculo sem dar tempo para a recuperação, você pode debilitá-lo.
Segundo o personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na Beauty Fair, que acontece nos dias 28 a 31 de agosto, se essas micro lesões não se recuperarem logo, pode começar um processo inflamatório que causará a dor. “E a dor é sempre um sinal de alerta, de que algo não está bem. A dica é dar um tempo no treino, pois se a prática de exercícios continuar, a longo prazo lesões piores podem acontecer e obrigar até o lesionado a ter que largar a academia”, afirma.

sábado, 29 de maio de 2010

Nunca compense uma falta malhando em dobro

Seja por falta de tempo ou por preguiça, algum dia ou outro acaba se faltando a academia. Para compensar essa falta, muitos alunos acabam por compensar em dobro a malhação no dia seguinte. Um programa de treinamento já é feito com a intenção de aproveitar ao máximo o rendimento diário, sem exageros e ultrapassar os limites nem oferecer riscos à saúde e provocar lesões.
O personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, diz que formas de compensação nunca devem ser realizadas. “Exageros não são bem vindos, pois podem desgastar a musculatura, que fadigada tem a capacidade diminuída. Assim o rendimento cai e as chances de se machucar crescem’, afirma.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Atenção para a postura na hora de correr na esteira

Ao correr na esteira se deve ficar atento a postura, pois correr ou caminhar com as costas encurvadas faz com que as pessoas gastem mais energia do que a necessária. Mas não é esse o pior mal, segundo o personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na maior feira da área da beleza da América Latina, em São Paulo, essa má postura pode sobrecarregar algum grupamento muscular, causando dores e prejudicando o corpo. “Prime pela postura e não na necessidade de se segurar na esteira”, acrescenta.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Treinar o mesmo grupamento muscular pode provocar lesões

Algumas pessoas quando malham dão mais atenção a uma área e deixam as outras sem atenção. Não se deve treinar o mesmo grupamento muscular por vários dias seguidos, mesmo que o objetivo seja um só.
Para o personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, em São Paulo, focar em uma área só causa desgaste local provocando lesões. “De nada adianta um bumbum durinho e quando for acenar pagar mico com a flacidez do músculo do tchau. Corpo bonito é corpo harmonioso”, finaliza.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Falta de diversidade nos exercícios pode atrasar o tão sonhado corpo perfeito

A prática de exercícios físicos é muito importante tanto para a saúde física como mental. Com o passar do tempo, o ideal é diversificar o treino, para mudar a rotina e não cansar um músculo. A eficiência de um programa de treino está relacionada ao desafio que ele representa ao corpo.
O personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na maior feira da área da beleza da América Latina, a Beauty Fair, explica que uma atividade que é realizada continuamente deixa de ser eficaz e dar resultado.
“O corpo se acostuma com o estímulo, mesmo se o peso for aumentado, a resposta não será satisfatória, pois o corpo está acostumado. A idéia é variar mesmo. As variações devem acontecer de 15 em 15 dias ou no máximo dentro de um mês”, diz Xande Negão.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dica da Semana para o idoso

Praticar um exercício físico é importante em qualquer idade e ajuda no retardamento da velhice. Aliás, na terceira idade ele é de extrema importância e traz tanto benefícios físicos, como sociais e psicológicos. Além de auxiliar na redução do colesterol ruim, dos triglicerídeos, da pressão arterial e no aumento da massa muscular e disposição.
Segundo o Body Desing Xande Negão, nessa época da vida de uma pessoa, a prática de algum exercício é forma do idoso sair de casa, fazer novos amigos e adquirir saúde se divertindo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Aquecimento antes do treino é importante

O aquecimento é ou deveria ser a primeira fase de qualquer exercício físico, mas muitos alunos esquecem ou tem preguiça de fazê-lo. Ele eleva a temperatura corporal, o que aumenta a força de contração muscular, além de melhorar a coordenação neuromuscular, prevenindo a ocorrência de lesões musculares.
De acordo com o personal trainer Xande Negão, convidado para palestrar na maior feira da área da beleza da América Latina, a Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, o aquecimento é de extrema importância, mas não deve ser muito longo. “Ele deve ser de no máximo de cinco a dez minutos para não perder os fundamentos e nem se tornar algo chato”, acrescenta.
A dica de Xande Negão é todo dia variá-lo, em um dia ande na esteira, no outro vá caminhando ou de bicicleta, corra, entre outros. O aquecimento também pode variar de acordo com a atividade escolhida. Por exemplo: se você vai andar de bicicleta, comece pedalando mais devagar; se vai correr, aquece caminhando. Se vai fazer musculação, começar com uma série de 15 a 20 repetições com cargas mais leves.
Para o personal trainer, é muito importante também fazer um alongamento, antes e após o treino. “Ao alongar-se, dores musculares são evitadas e a amplitude dos movimentos articulares aumentam”, explica.
Mas ao contrário do que muitos pensam: “Não é o alongamento quem protege contra lesões durante a musculação, mas sim o aquecimento pré-treino. Despertar os grupos musculares é o grande segredo. Seu corpo agradece”, conclui Xande Negão.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vença a preguiça

Todo mundo sabe que realizar exercícios físicos é importante para a saúde. Mas algumas pessoas os deixam de lado por falta de tempo ou por preguiça.
Não espere que a disposição apareça e arrume um tempo em sua agenda e comece a se exercitar. “Praticar algum esporte não só faz bem para a saúde física como também para a mente”, diz o Body Design Xande Negão.
Para quem não gosta de frequentar uma academia, a sugestão é pela manhã ou final da tarde caminhar ou correr em um parque, praia ou lugar que se sinta a vontade e possa relaxar. Pequenos gestos como subir pela escada ao invés de ir pelo o elevador ou ir à padaria a pé já fazem alguma diferença. Afinal, o propósito é deixar o sedentarismo de lado. “O mais difícil é começar, mas depois que a pessoa começa ela sente a diferença e não vai querer parar mais’, conclui Xande Negão.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Body Design fará palestra sobre como ter o corpo perfeito

O segmento da beleza no Brasil é uma das áreas que mais cresce e dá lucro. De olho nesse público é que acontece de 28 a 31 de agosto a sexta edição da Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, em São Paulo. Ao longo de cinco edições, o evento se consolidou como o maior e mais completo da área da beleza da América Latina. Além de se destacar por oferecer um conteúdo diferenciado e serviços de qualificação para os profissionais e empresários do setor.
A Beauty Fair é o único evento brasileiro que faz parte da WBSA (World Beauty Show Alliance), uma aliança entre as principais feiras profissionais de beleza do mundo, que tem como objetivo aproximar os mercados e encurtar caminhos nas relações comerciais.
Na edição de 2009 o saldo foi positivo e contou 108 mil profissionais, 19 mil caravanistas vindos de outros Estados e países, 25 apresentações de profissionais estrangeiros, 750 marcas nacionais e internacionais e com a presença da Sassoon Academy, umas das escolas mais admiradas do mundo.
Nesse ano, a área expositiva será de 76 mil m² divididas em quatro espaços: profissional, negócios, varejo e estética. Isso equivale a uma área cinco vezes maior do que a do evento em sua primeira edição, realizada em 2005.
Nos três dias do Beauty Fair também acontecerão eventos simultâneos como: o fórum de Negócios Beauty Fair, workshops de negócios, o Beauty Fair Summer Collection, workshop para Cabeleireiros, o Congresso de Manicures Beauty Fair, o Congresso Científico Latino-Americano de Estética, a jornada de massoterapia, o Simpósio de Podologia, workshop para Esteticistas e Fórum de Empreendedorismo em Clínicas e Spas.
O Body Design Xande Negão participará de um desses eventos no dia 29, ele vai palestrar juntamente com o médico Roberto Chacur, a endocrinologista Keila Pinheiro e a esteticista Leila Viana, sobre como diminuir a camada de gordura e formar músculos para esculpir o contorno corporal.
Para o Body Design, o evento é uma ótima oportunidade para trocar experiências e discutir esse tema que interessa para muitos. “Atualmente homens e mulheres têm grande preocupação com a beleza e em ter o corpo perfeito, então nessa palestra pretendemos falar tudo sobre o assunto e técnicas para perder aquela gordurinha indesejada e formar músculos para esculpir o contorno corporal”, diz Xande Negão.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dica da Semana para mamãe

A gravidez é um momento único e mágico na vida da mulher, mas depois do parto muitas tem dificuldade em perder peso ou medo de praticar um exercício.
Porém, para as que querem eliminar os quilinhos extras, não há mais motivo para ficar receosa. Pois após o parto, a agora mamãe, pode se exercitar algumas semanas depois de ter o bebê.
O Body Design Xande Negão explica que nos primeiros meses ela deve pegar leve. “O exercício pós-parto é uma forma de perder o peso adquirido na gestação. Contudo, no começo é necessário ir com calma para que não haja dor ou muito esforço”, explica Xande Negão.
Com o auxílio de uma boa alimentação e dedicação, aos poucos, o corpo de antigamente irá voltar.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

É hora de perder os quilinhos extras adquiridos na gravidez


Depois de nove meses de espera, finalmente o sonhado bebê chega. Agora o momento é de alegria e também de dedicação total. Por isso, é normal que muitas mães esqueçam de cuidar de si mesmas, em especial, do seu corpo.
Antigamente, era normal que muitas deixassem de lado, por vários meses, a sua vaidade. O que acontece hoje é o inverso: a preocupação em retomar o físico de antes da gravidez é cada vez maior.
Segundo o Body Design Xande Negão, é importante que as novas mamães se cuidem, não só para adquirir o corpo ideal, mas também para se sentirem mais belas.
“Antes de praticar qualquer exercício físico, elas devem procurar o seu médico para conseguir liberação. Em média, o período para poder começar a treinar é de 40 a 60 dias após o parto”, diz Xande Negão.
Mães que fazem parto normal, em geral, têm uma recuperação mais rápida, então podem se exercitar antes das que passaram por uma cesariana.
O Body Design explica que a intensidade do treino deve ser moderada para que não exista nenhum desconforto, sangramento ou problemas na produção do leite.
“No início é recomendável a prática de hidroginástica, natação e alongamento. Já para as que não gostam de academia, a dica é caminhada”, conta Xande Negão.
Além disso, os cuidados com uma boa e equilibrada alimentação precisam continuar. E, por último, dê tempo ao tempo e curta o seu bebê, que com força de vontade o seu corpo voltará ao normal.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Gravidez não é desculpa para relaxar

Momento único na vida de uma mulher, a gravidez não é desculpa para não se exercitar. Nesse período, o corpo da futura mamãe sofre uma série de alterações e necessita de cuidados redobrados.
Recomendado para todas as gestantes, a prática de exercício físico é importante, não só para elas, como também para os bebês. Entre os benefícios estão: o controle do peso, diminuição do estresse, da depressão, do risco de parto prematuro e de desenvolver diabetes gestacional e hipertensão.
“A atividade física nesse momento da vida de uma mulher só traz ganhos, mas deve ser liberada pelo seu médico. É importante também pegar leve. Exercícios na água – natação e hidroginástica – são os mais aconselháveis”, afirma o Body Design Xande Negão.
Caminhada e alongamento também estão liberados, pois ao aumentar a circulação sanguínea e ganhar flexibilidade, as dores nas costas e pernas diminuem. Além de facilitarem o trabalho de parto.
Mas, para Xande Negão, a prática esportiva deve ser aliada a uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes e verduras. “Futuras mães: controlem os seus desejos e evitem as guloseimas. Assim vocês e seus bebês levarão uma vida mais saudável”, avisa.
Contudo, esse não é um motivo para as mulheres ficarem obcecadas com a balança. O normal é adquirir entre 12 e 20 quilogramas durante a gravidez. A dica é fazer, no mínimo, cinco refeições por dia, com intervalos de, no máximo, três horas.
Xande Negão convida as sedentárias a se exercitarem e diz que elas sentirão a diferença e uma maior disposição. “Porém, elas só podem pensar em investir em alguma modalidade a partir do terceiro mês de gestação”, conclui.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Acompanhe um pouco do treino de Dani Sperle

Dani Sperle também é uma das famosas alunas do  Body Designer Carioca Xande Negão.

Acompanhe um pouquinho do treino dela, nesta entrevista que ela deu para o programa da Sonia Abrão, antes do casamento com Alexandre Frota. 

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hábitos saudáveis aumentam as chances de engravidar

Ser mãe é sonho de quase toda mulher. Mas antes de tomar essa decisão tão importante e engravidar é preciso preparar o corpo para receber essa nova vida.
Além de manter uma alimentação saudável e balanceada com muita fruta, legume e verdura, a prática de um exercício físico é um ingrediente a mais para quem pretende ser mãe.
Os cientistas acreditam que o sedentarismo auxilia na infertilidade, pois quando os músculos estão inativos a ação da insulina é menor, o que facilita o desequilíbrio hormonal.
Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, mostra que a gordura corporal e fertilidade estão relacionadas. Por isso, as mulheres com peso ideal têm mais chances de receber o resultado positivo.
“O exercício físico não só prepara o corpo para uma futura gestação, como também é muito importante para a saúde e bem-estar. O recomendável é praticar algum esporte 30 minutos por dia”, explica o Body Design Xande Negão.
O Body Design ainda diz que atividades físicas em excesso podem ter o efeito contrário. “O importante é ter calma e procurar sempre o equilíbrio”, complementa.
Para melhorar o condicionamento físico e as chances de gravidez, evite doces, gorduras e frituras. Já alimentos como: pães e cereais integrais, feijões, nozes e os laticínios não só fazem para a saúde como também aumentam a fertilidade.
Aliando todos esses ingredientes quem sabe em breve não se tenha uma bela notícia.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dica da Semana – Coma pouco e mais vezes ao dia

Para quem pretende perder aquela barriguinha indesejável, deve em primeiro lugar manter uma dieta equilibrada e praticar uma atividade física regularmente.
O Body Design Xande Negão diz que o ideal é comer várias vezes ao dia, de três em três horas, mas ele avisa: “as refeições devem ter baixa caloria, se não a dieta não fará efeito”.
Para ajudar na perda da “barriguinha” pratique exercícios aeróbicos e localizados como, por exemplo, o abdominal. Esse último não é adorado por muitos, mas é essencial.
Para ficar bem e com saúde, também não se deve esquecer de cuidar da alimentação, e nada de realizar dietas mirabolantes. Por isso evite ingerir alimentos gordurosos, frituras, doces, sal. Já carnes magras, frutas, legumes, verduras e muita água estão liberadas.